OAB ALERTA PARA AUMENTO DE GOLPES PRATICADOS POR FALSOS ADVOGADOS E LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO
- davidpires1000
- 16 de jul.
- 3 min de leitura

Saiba o que fazer e como se proteger!
A Ordem dos Advogados do Brasil tem intensificado as ações de enfrentamento ao chamado “golpe do falso advogado”, um esquema criminoso que tem vitimado cidadãos em todo o país. Criminosos se valem de informações reais de processos judiciais para se passar por advogados, usando da confiança do público para extorquir valores sob o pretexto de pagamentos judiciais ou liberação de créditos.
A prática, que já provocou inúmeros prejuízos especialmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade social, tem se modernizado com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para dar aparência de legitimidade à abordagem. Os golpistas utilizam nomes de advogados inscritos na OAB, replicam timbres de escritórios reais e forjam mensagens com dados verdadeiros extraídos de processos públicos, geralmente consultados por meio de sites dos tribunais.
Campanha Nacional de Prevenção
Diante da gravidade do problema, a OAB Nacional lançou, em maio de 2025, uma campanha de alcance nacional para alertar a sociedade e fortalecer a prevenção contra esse tipo de crime, além de oferecer uma plataforma oficial de verificação da atuação profissional de advogados.
Com o slogan “Não caia no golpe do falso advogado – verifique antes de confiar”, a campanha tem como objetivo informar a população e reforçar a credibilidade da advocacia.
PLATAFORMA DE VERIFICAÇÃO
A novidade mais importante da campanha é a plataforma de verificação da advocacia. Disponível em: https://confirmadv.oab.org.br/
O site permite que qualquer pessoa, em poucos segundos, confirme se o nome informado de um advogado está regularmente inscrito nos quadros da OAB e, principalmente, se aquele profissional realmente está atuando no processo mencionado. A ferramenta é intuitiva, gratuita e visa combater o uso indevido do nome de advogados em práticas criminosas.
Como funcionam os golpes?
Segundo reportagens recentes, como a exibida no Bom Dia Brasil (G1 – 02/05/2025), o esquema criminoso segue um roteiro:
O golpista acessa informações do processo (número, partes e valores);
Entra em contato com a parte (geralmente o autor da ação) se passando por advogado;
Solicita o pagamento de valores via PIX ou TED, alegando ser necessário para “liberar” valores já ganhos no processo;
Em alguns casos, utiliza linguagem técnica e até logomarcas falsas da OAB para dar aparência de legalidade.
Como se proteger?
A OAB recomenda as seguintes ações preventivas, tanto para os cidadãos quanto para os escritórios de advocacia:
Não são solicitados pagamentos prévios como condição para a liberação de créditos;
Nunca realize pagamentos sem confirmar com seu advogado pelos contatos oficiais;
Verifique se o advogado está atuando no processo: https://confirmadv.oab.org.br/
Solicite sempre contrato formal de prestação de serviços advocatícios, com identificação dos meios de contato autorizados;
Desconfie de abordagens via WhatsApp ou telefone não previamente cadastrados;
Em caso de dúvida, dirija-se pessoalmente ao escritório ou consulte a subseção da OAB mais próxima.
A responsabilidade da Advocacia
A Ordem dos Advogados do Brasil reforça que a advocacia deve se antecipar aos golpes, orientando seus clientes, inserindo cláusulas preventivas nos contratos e comunicando regularmente pelas redes sociais oficiais sobre os riscos.
Além disso, é importante que escritórios estejam atentos a possíveis tentativas de uso indevido de seus nomes, endereços eletrônicos ou imagens, acionando imediatamente as autoridades e a OAB.
Comentários