NOTA DE REPÚDIO
ONTEM A YALORIXÁ MÃE BERNADETE, HOJE MÃE FABIANE DE OYA, E AMANHÃ?
NÃO A INTOLERANCIA RELIGIOSA!!!
No dia 21 de setembro de 2023, na cidade de São Carlos, ocorreu um chocante incidente de intolerância religiosa. Este ato de violência, que resultou na invasão e vandalização de um local sagrado, bem como na disseminação de ameaças grotescas, é um ataque direto à liberdade de crença e à diversidade religiosa, princípios fundamentais de uma sociedade democrática e plural.
De acordo com informações recebidas, o local de culto religioso foi invadido e profanado, demonstrando um completo desrespeito pelas crenças e tradições de seus praticantes. Além disso, cartas ameaçadoras, contendo imagens chocantes e odiosas, foram enviadas aos membros da comunidade religiosa afetada, aterrorizando e ameaçando a segurança de pessoas inocentes.
É inadmissível que, em pleno século XXI, atos de ódio e intolerância religiosa continuem a ocorrer em nossa sociedade. A diversidade de crenças é um dos pilares da convivência harmoniosa e respeitosa entre os cidadãos. A liberdade de culto e a proteção das práticas religiosas são direitos constitucionais inalienáveis, e qualquer forma de violência ou discriminação baseada em religião é inaceitável e contrária aos valores democráticos que devemos defender.
As Comissões de Igualdade Racial, de Diversidade Sexual e Gênero, de Liberdade Religiosa, de Direitos Humanos e de Combate à Violência Contra a Mulher todas da 30ª Subsecção da OAB São Carlos, exigem que as autoridades competentes conduzam uma investigação rigorosa e célere para identificar e responsabilizar os autores desse ato deplorável. Além disso, instamos a comunidade local e a sociedade em geral a se unirem em solidariedade às vítimas e a se manifestarem contra a intolerância religiosa em todas as suas formas.
É dever de todos nós promover o respeito mútuo, a compreensão e a convivência pacífica entre as diferentes crenças e religiões presentes em nossa sociedade. Somente assim poderemos construir um mundo mais inclusivo e justo para todos.
Reforçamos nosso compromisso em combater atos de intolerância e discriminação em todas as suas manifestações, e estamos ao lado daqueles que sofrem as consequências desses atos repugnantes. A diversidade é um patrimônio da humanidade, e é nossa responsabilidade protegê-la e celebrá-la.
As Comissões de Igualdade Racial, de Diversidade Sexual e Gênero, de Liberdade Religiosa, de Direitos Humanos e de Combate à Violência Contra a Mulher todas da 30ª Subsecção da OAB São Carlos, manifestam seu veemente repúdio diante deste ato de intolerância religiosa.
.
Atenciosamente,
Cristiane Regina Lemos de Menezes
Presidenta da Comissão de Igualdade Racial da 30ª Subseção de São Carlos OAB/SP.
Camila Marques
Presidenta da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da 30ª Subsecção da São Carlos OAB/SP.
Inês Marciano Teodoro
Presidenta da Comissão de Liberdade Religiosa da 30ª Subseção de São Carlos OAB/SP.
Alessandra Guimarães Soares
Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da 30ª Subseção de São Carlos OAB/SP.
Natália Romano Cordebelo
Presidenta da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher da 30ª Subseção de São Carlos OAB/SP.
Renato Cássio Soares de Barros
Presidente da 30ª Subseção de São Carlos OAB/SP.
Comments